terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DIAS EM LETÔNIA

ASSSIM FOI O MEU SEGUNDO DIA EM LETÔNIA

Despertei as 10 da manhã, a casa onde meu irmão mora com a sua família é muito quentinha, tome café da manhã com Miguel. O dia esta frio, na rua em casa esta muito gostoso, lá fora chove água e neve. Não esta nevando, aqui se chama “água neve”. Como a uma da tarde saímos para conhecer a cidade.
Caminho pelas ruas, olho a gente, observo a arquitetura. Esta cidade, este país,é totalmente diferente a todos os lugares que tenho visitado. Miguel me conta um pouco da historia. A população esta dividida entre letões e russos. Os russos dominaram este país até 1991.
Esta cidade esta marcada pelas feridas causadas pelo comunismo, mas é um país lindo lutando pela sua identidade. Recorremos uma feira artesanal, os expositores são gente do interior. Gosto dessa gente, são amáveis, tem uma mirada de amor, ternura, simplicidade, mas ao mesmo tempo de carência.
Miguel tem que dar aula volto a casa sozinho.
Caminho por esta cidade enquanto cai “água chuva”, um pensamento alcança minha mente: “Quão longe estou de casa”.

Entrei no prédio errado, não sei onde estou. Como perguntar, ninguém vai me entender. Mas mesmo assim me comunico, um jovem me ajuda, mostro-lhe a direção e me acompanha até cosa, até a porta do apartamento do meu irmão. Sei que é um jovem, mas a mim me parece um anjo...
Aqui já são 20:30, vamos jantar...
Este tem sido o meu segundo dia em Letônia.
*
Quero que não esqueçam que a razão da minha viagem aqui é pastoral e não diretamente profética, por isso é importante que cada vez que leia este informativo nestes dias, não se esqueça disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário