quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ação Profética
40 dias pela implantação do Reino
na minha vida – na minha família – na minha cidade

2ª SEMANA
08 – 14 de Novembro 2010

Tema: Destruindo fortalezas!

Texto para estes dias:


Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.
As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas
Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
2ª Coríntios 10: 3 – 5.

Visão para estes dias:

Como filhos chamados a manifestar Reino temos que entender que sempre que somos confrontados e desafiados com o Novo de Deus reagiremos com mais o menos resistência, e isto se deve as fortalezas alojadas na nossa mentes.
As fortalezas são fruto de aprendizados, de experiências, crenças e tradições. A palavra fortaleza significa algo que cresce junto, tem a idéia de uma edificação levantada para a proteção de uma cidade.

A palavra “Argumentos” vem do grego “logismo”, são pensamento arrogantes e altivos, com base em intimidações e cálculos lógicos, pensamentos que concluímos que são bons ou ruins os quais se manifestam numa idéia contraria a fé, contrários ao sobrenatural, em um desejo de conhecimento para questionar e medir e não para poder melhorar a relação com Deus ou com as pessoas.

A palavra altivez vem do grego “Jupzoma”, tem a idéia de uma pessoa que não escuta e por conseqüência não raciocina no que lhe é proposto. Altivez é sinônimo de orgulho, arrogância, prepotência, soberba. Estas características são fruto do conhecimento humano, por que é ele quem produz altivez, mas nos como filhos chamados a manifestar Reino temos que procurar a sabedoria que provem de Deus, porque ela, e só ela, fará de nos homes humildes.
Não podemos esquecer que cada pessoa manifesta em maior o menor grau fortalezas a derrubar, que num momento determinado se manifestaram limitando o poder e a graça de Deus nas suas vidas.

Como combater as fortalezas:

1. As fortalezas não são derrubadas com boas intenções nem com informações de como derrubá-las. Para sermos efetivos no combate as fortalezas temos que usufruir das armas espirituais.

2. Devemos identificar as fortalezas mais significativas na nossa vida, ou seja, as que têm maior influência sobre nós, para isto temos que estar com nosso discernimento espiritual ativado e aguçado e os nossos ouvidos espirituais abertos.

3. Temos que ter presente que as fortalezas funcionam como âncoras nas nossas vidas, oferecendo-nos uma falsa segurança. Precisamos entender que temos condições e recursos para avançar, mas somos ancorados a níveis inferiores por razão das fortalezas alojadas na nossa mente.

4. Temos que entender que se derrubamos as fortalezas, os pontos chaves, o resto da estrutura vira abaixo como conseqüência de, não podemos edificar sem antes derrubar. E ao derrubar temos que construir com sabedoria, amor e graça, substituindo um princípio errado por um conforme a palavra de Deus, nunca esquecendo que derrubar fortalezas é fruto de um processo e não de uma única ação.


Declaração de Fé:

Entendo que carrego dentro de mim fortalezas que me impedem progressão no meu caminhar espiritual. Fortalezas que se levantam contra os princípios de Deus e buscando anular seu poder e efetividade. Por esta razão, neste dia, estou determinado (a) a identificar-las, e a desarraigá-las da minha vida, e edificar um princípio que tenha sua base na Palavra de Deus, o qual, me ativará a produzir a vida de Cristo em mim, e a funcionar livremente no Reino de Deus, viver uma vida de fé, e de abertura a tudo o que Deus tem como destino profético para minha vida.
Peço a Deus que me vista de Reino, com sua cultura a qual gerará em mim uma mentalidade que produzirá um comportamento que manifestará o seu Reino não tão só com palavras, mas com ações. Amem!


Ações para estes dias:

Como pai e líder espiritual tenho observado algumas fortalezas que se manifestam em meio a tribo as quais passo a desmascarar neste momento:

1. Falta de tolerância com o mais fraco. Certa vez ouvi do Senhor: “que a fraqueza do meu irmão revela a minha fraqueza”. Como assim? A fraqueza de meu irmão revelará a minha intolerância, a falta de paciência, a falta de amor para com aquele que ainda não tem o grau de compreensão que eu tenho. O apóstolo Paulo nos ensina e nos exorta a: Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. Romanos 15: 1 – 2. Aqui a palavra “suportar” não é sinônimo de agüentar, de tolerar, mas de ser suporte, coluna na vida de meu irmão. Neste momento queria compartir com você um pensamento: todos nós temos um destino profético a cumprir, ele seja no Brasil ou nas nações, como é no meu caso e da minha família. Para a realização deste destino, tenho que ter presente que eu não terei condições de alcançá-lo sozinho, para isto precisarei de meu irmão e isto inclui o fraco, ou imaturo, aquele que não entende como eu entendo. Eu pessoalmente tenho vivido dias de aprendizagens com Deus nesta área, já que tenho entendido que no atual momento da minha vida ministerial necessito de todos e não só de alguns, e este posicionamento me tem trazido muitas alegrias, já que, o que muitas vezes eu espero dos mais entendidos, dos com mais conhecimento, dos com mais dons, é suprido pelo fraco, pelo imaturo, pelo que aparente menos entende. Esta é a minha experiência e espero que te possa ajudar nestes dias. Agora esta não pode ser uma desculpa para o mais fraco não crescer, evoluir, mas lembre-se sempre teremos fracos, imaturos...

2. Há uma fortaleza que quando se manifesta muito me incomoda: a desistência frente a um novo desafio. Esta fortaleza se manifesta quando somos confrontados com um novo desafio, e por não saber como será este novo caminho escolhemos o caminho mais curto, que é a desistência. Ela se manifesta de outra maneira quando uma pessoa nos pede fazer alguma coisa duma certa maneira, que não é a minha maneira de fazer, e por não ser a minha maneira opto por desistir de fazer aquilo que me está sendo pedido. Certa vez aprendi que: é melhor experimentar as lágrimas do fracasso, que experimentar as lágrimas de nunca ter tentado. Quero que saiba que este espírito de desistência caminha de mão dadas com a mediocridade, a desistência não nos faz melhores, ao contrario nos coloca num lugar raso.

3. Uma fortaleza que esta sendo difícil de erradicar: é a mentalidade de escravo a qual nos rouba a nossa iniciativa própria, aprisionando-nos numa bolha de apatia e indiferença.

4. Fortaleza da falta de comunicação; somos presos à solidão gerada pelo silencio. Prisão esta que nos coloca num lugar espiritual frio, úmido, depressivo. É tempo de romper o silencio e derrubar a fortaleza da falta de comunicação.

5. A fortaleza da insensatez. A definição de insensato é: Procedimento de quem não reflete antes de agir. Irreflexão, inatenção, precipitação, inconseqüência, inadvertência. O livro de Provérbios nos ensina que quando passamos por um fracasso, por uma má experiência temos que parar e refletir para que ela não volte acontecer nas nossas vidas, fazendo desta maneira alcançaremos justiça, sabedoria, sensatez. Agora se ao passar por situações de fracasso e não gastarmos tempo fazendo uma reflexão que nos levará a um aprendizado somos tido como tolos, loucos, insensatos. Nestes dias reflita quantas situações de insucesso você tem vivido, e de quantas você tem tirado uma lição, para que isto não se repita mais na sua vida. Lembre que o sábio aprende com seus erros, o insensato os volta a cometer.

A ação destes dias é você se analisar à luz desta verdade e tomar atitudes praticas.

1. Se você é intolerante com o fraco pesa a Deus amor por ele e paciência.

2. Se você desiste com facilidade perante um novo desafio, pesa a Deus que derrame sobre você espírito de ousadia e coragem para permanecer mesmo que o que lhe é proposto seja novo e você não saiba fazer, lembre-se que Deus não nos pede nada que não tenhamos condições de fazer.

3. Nestes dias diga não à mentalidade de escravo, se vista de homem (mulher) livre. Abra-se para receber iniciativa própria, seja proativo, antecipe-se aos acontecimentos, não espere ser chamado, se ofereça para ajudar.

4. Rompa com a falta de comunicação.

5. Rompa com toda fortaleza de insensatez.


Medite nisto:

FILHOS RE-ATIVOS
  • São aqueles que pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito.
  • Quando cometem um erro, diz: “A culpa não foi minha”, e a responsabilidade é de terceiros.
  • Sente-se vitima perante a adversidade. Sabe que a adversidade é o melhor dos mestres.
  • Acha-se perseguido pelo azar.
  • Contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los.
  • Faz promessa e quando falha só se sabe justificar.
  • Diz: “eu não sou tão ruim assim; há muitos piores que eu”.
  • Não espera a sua vez de falar.
  • Resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos seus defeitos.
  • Nunca se compromete e diz sempre: “faço o meu trabalho e é quanto basta”.
  • Diz: “sempre fizemos assim. Não ha outra maneira de fazer”.
  • É parte do problema.
  • Fixa-se “No azulejo que lhe cabe colocar”.

FILHOS PRO-ATIVOS

  • Influenciam o meio, garantem harmonia, direcionam tudo e a todos a seu redor. Nunca se sentem vitimas das circunstancias. Escolhem com sabedoria as coisas que podem influir para uma mudança significativa que atende a muitos.
  • Quando cometem um erro, diz: “enganei-me”, e aprende a lição.
  • Sabe que o resultado das coisas depende de Deus (no mundo do Espírito) e dele na terra.
  • Enfrenta os desafios um a um.
  • Compromete-se com a sua palavra e cumpre.
  • Sempre se supera.
  • Ouve, compreende e responde.
  • Respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles.
  • Sente-se responsável por algo a mais que o seu trabalho.
  • Diz: “Deve haver uma melhor forma de fazer...”
  • É parte da solução.
  • Consegue “ver a parede na sua totalidade”.

Uma boa semana, com amor profeta Darío Hernández.

Nenhum comentário:

Postar um comentário