domingo, 7 de junho de 2009

PALAVRA DOS PAIS PARA OS FILHOS

Pois vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos, exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.
1ª Tessalonicenses 2: 11 – 12.

O dia 14 celebraremos a Ceia do Senhor e passaremos o dia juntos. Esta celebração será a segunda que temos tido neste novo tempo. A experiência colhida tem sido altamente positiva, temos subido o nível de comunhão, estamos mais juntos, nos estamos conhecendo melhor, a amizade, o companheirismo a intimidade tem crescido entre nós, e tem sido muito positivo e muito prazeroso.
Mesmo a experiência sendo positiva temos alguns pontos para alinhar. Eu como pai gostaria de te orientar para que possamos caminhar de melhor maneira.
Bom, vamos lá: o apostolo Paulo nos recomenda que quando nos reunimos para comer, para ter comunhão, devemos esperar uns pelos outros e às vezes isto não tem acontecido. Quero te orientar, a dar a preferência para teu irmão, se há pouco pegue o suficiente e não atue como que se você pega a sua parte e bom para você e os demais vejam como fazem.
Outra coisa importante é que na chácara o cuidado com a limpeza é de todos nós, e não do N.A.S.A., isso quer dizer que todos nós devemos ajudar a cuidar do espaço físico. Isso implica, recolher papel, copinhos plásticos do chão, pegar uma vassoura para varrer uma área que não esta limpa, ajudar a arrumar a mesa, cuidar e manter os banheiros limpos,...
Algo muito importante: o tempo que estamos na chácara é revelado o nosso coração, o teu coração.Deuteronômio 8:2.
Oriento-te, não fique nervoso quando você estiver com fome e a carne, os alimentos não estiverem prontos, lembre-se que os irmãos que estão na churrasqueira são voluntários, peça a Deus que te ensine a esperar.
Tenha iniciativa.
Às vezes na hora do almoço na medida que vamos comendo alguns alimentos vão caindo na toalha. Tenha iniciativa, e limpe a toalha, mesmo não sendo você quem os derramou.
Outra coisa importante, coma por prazer não por gula, não use o seguinte principio: “eu trouxe um quilo, tenho que comer proporcional aquilo que eu trouxe”, fazendo desta maneira surge a seguinte pergunta: E quando não tenho condições de levar, não vou comer? Claro que não, porque se for assim onde fica a comunhão.
Se Deus te mostrar a necessidade de fazer alguma coisa, não espere que outra pessoa o faça, obedeça a Deus e faça.
Espero que todos possam entender e cooperar.
Com amor os vossos pais.


GUIA DE ORAÇÃO
DO DIA 08 ATÉ O DIA 14 DE JUNHO DE 2009

Segunda-feira 08 e Terça feira 09 de junho.
Centro
Na casa do Pablo e Tatiane. 20 H.
J. Esperança
Na casa do Cláudio e Flávia. 20 H.

Texto sugerido Mateus 7: 21 – 23.

Analise nestes dias as seguintes frases: “ninguém consegue andar com alguém no qual não acredita”. Não se consegue falar de algo que não come, que não se consome. Jesus aborda este tema nestes versículos. Jesus declara que como podemos fazer, falar de alguém que não conhecemos. Penso que o verbo conhecer aqui é a chave para viver de maneira digna e coerente. Jesus nos mostra que o fazer não evidencia intimidade. Jesus revela que nossa escala de prioridade esta errada, que a priori não é fazer e sim conhecê-lo, já que, aquele que O conhece faz. Só que nestes dias me tenho encontrado com muitas pessoas que usam os princípios desta declaração como desculpa para sua falta de fazer. Quando eles indagados pela sua falta de envolvimento com o fazer da obra eles respondem que são íntimos de Deus e que seu fazer é na intimidade. Nestes dias a falta de fazer tem sido escondida por trás da intimidade. Ser intimo de Deus é a prioridade, e isto é muito importante, mas o fruto da minha intimidade tem que ser refletido na minha vida e no meu fazer, para a extensão do Reino do qual faço parte.
Cristo declarou que a árvore se conhece pelos frutos. Outro texto que expressa a exteriorização do que o Espírito realiza em nosso interior é aquele que Lucas expressa com relação ao desenvolvimento de Jesus: e o menino (Jesus) crescia... para com Deus e para com os homens. Na intimidade crescemos para com Deus e no dia a dia para com os homens. Com este texto aprendo que aquilo que adquiro internamente tem que se manifestar externamente.
Ore para que Deus revele seu interior. Ore para que o espírito de engano que nos leva a pensar que a intimidade é mais importante que o fazer diário seja expulso das nossas vidas. Ore para que as feridas, ocasionadas pela estrutura, que paralisaram seu fazer sejam curadas e cicatrizadas para que sua intimidade produza um fazer que estenda o Reino nas pessoas e na terra. Ore para que seu foco seja os membros da sua tribo sacerdotal, sem perder o foco dos perdidos.

Quarta-feira 10 e Quinta-feira 11 de junho.

J. Universo
Na casa do Rogério, Gilza e Cida. 20 H.
J. Ivete
Na casa do Tertulhano e Cida. 20 H.

Texto sugerido Mateus 8: 1 – 4.

O capitulo número oito de Lucas começa com uma historia muito oportuna para os dias que se vivem. A historia nos conta a cura de um leproso, não podemos esquecer que ter lepra era algo irreversível na vida da pessoa. Há muitas coisas que tem tomado um volume que nos fazem acreditar que se tornaram irreversíveis na nossa vida. Por esta razão vamos seguir as pegadas deixadas por este leproso desconhecido para a sua cura. A primeira e única pegada deixada é uma mistura de adoração e humildade, isto fica claro na sua ação e na sua declaração. Isto é muito importante destacar: a ação que concorda com a fala. Esta característica encontrada neste leproso esta em falta nos nossos dias. É muito comum encontrar pessoas que falam uma coisa e fazem outra, á pessoa que possui esta característica o dicionário a chama de demagogo. Ao olhar a igreja como sistema, nos damos conta que ele, o sistema, tem produzido demagogos em serie, ou seja, pessoas que assistem regularmente as reuniões, que oram, que cantam, que fazem a suas contribuições, porem sem coerência entre o que falam e o que fazem.
Ore para que Deus te mostre as áreas que você pensa que são irreversíveis na tua vida. Ore para que repouse sobre você esta unção misturada de adoração e humildade. Ore para que na sua vida se faça presente a coerência entre a fala e a ação. Repreenda o espírito de demagogo da sua vida.

Sexta-feira 12 e Sábado 13 e Domingo 14 de junho.

Nestes dias que antecedem à celebração da Ceia do Senhor, seria muito bom que pudéssemos refletir no que ela significa para não repeti-la como um simples ritual.
Precisamos entender que:

1. A Ceia do Senhor é uma ceia de Gratidão. Por esta razão neste dia procure ser grato ao Senhor por tudo o que Ele é, e louve-lo pelo que ele tem feito na sua vida, na vida da sua família.

2. A Ceia do Senhor é uma ceia de Fortalecimento. Temos que ter presente que todo alimento tem a idéia de nos fortalecer e ajudar no nosso desenvolvimento. Peça ao Senhor que ao comer o pão e beber do suco de uva, este alimento espiritual, possa te fortalecer e alavancar teu crescimento. Que você possa escutar as mesmas palavras que Elias ouviu: “Levanta-te come e bebe, pois ainda há muito caminho a percorrer”.

3. A Ceia do Senhor é uma ceia de Capacitação. É momento de refletir o nosso engajamento no corpo de Cristo. Pergunte-se: será que estou caminhando junto aos outros membros do corpo? Será que me sinto integrado? Que posso fazer para me sentir integrado? Será que estou acostumado a ser independente? Será que me custa caminhar junto a outras pessoas? Quando entendo o meu lugar no corpo de Cristo, tenho condições de capacitar-me para poder cumprir da melhor maneira a minha função em pro do aperfeiçoamento dos santos.

4. A Ceia do Senhor é uma ceia de Comunhão. Este tempo aponta para um tempo de comunhão. Todas as vezes que nos juntamos para comer ou ao redor de uma mesa isto aponta para comunhão. Para isso aproveite este tempo. Algumas dicas: trace a meta de ter comunhão com alguém que você não tem ou tem pouco contato. Busque de Deus e presenteie alguém neste dias que não faz parte de seu conviveu direto. Escreva uma cartinha, um bilhete para alguém, etc.

5. A Ceia do Senhor é uma ceia de Esperança. Esperança aponta para futuro, da mesma maneira aponta para uma festa que vamos ter no futuro. Jesus ao celebrar a sua última ceia ele declarou que só voltaria a beber do suco da videira até que o Reino se manifeste. Então celebre a ceia como que se o reino estivesse manifesto em plenitude em meio de nós. Celebre como que se Jesus estivesse entre nós, não só em espírito e sim de maneira corpórea. Não esqueça que a celebração da ceia nos nossos dias é um ensaio para uma grande festa na eternidade.

Nestes dias saia da teoria para a prática, e pratique estas e outras sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário