sábado, 25 de julho de 2009

GUIA DE ORAÇÃO
Do dia 27 até o dia 02 de Agosto de 2009


Texto sugerido para segunda-feira 27 e terça feira 28.

Centro
Na casa do Pablo e Tatiane. 20h.
(Nesta terça feira não teremos grupo no centro)

J. Esperança
Na casa do Cláudio e Flávia. 19h30’

Nesta semana gostaria de retomar o texto de Mateus 11. Nesta passagem a uma riqueza de detalhes que eu gostaria que pudéssemos meditar e ouvir o que o Espírito tem a dizer nestes dias.
Vamos percorrer o caminho das perguntas feitas por Jesus.
A primeira pergunta é: Que saístes a ver no deserto: Um caniço agitado pelo vento? (Versículo 7).
Caniço agitado pelo vento fala de uma pessoa que é influenciada pelo meio que vive. O apostolo Paulo aos efésios declara: “O propósito (dos 5 ministérios) é que não sejamos como crianças (gente imatura), levados (influenciados) de um lado para outro pelas ondas, nem jogados (influenciados) para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro”. [NVI. Efésios 4: 14.] Este texto nos declara que a função dos 5 ministérios é gerar maturidade em cada um de nós que fazemos parte do corpo de Cristo, para que não sejamos influenciados pelas circunstancias nem pelas pessoas.
Mesmo João passando pela situação da cadeia, Jesus o coloca como referência nos seus dias. O primeiro que Jesus está querendo dizer é que João representa filhos que não se deixam influenciar pelas circunstancias nem pelas pessoas. Penso que aqui é importante parar para podermos analisar se há ambientes ou pessoas que nos fazem balançar como um caniço agitado pelo vento. Precisamos entender que quando nos referimos a influencia queremos dizer forças (de ambientes ou de pessoas) que tentando nos remover dos nossos posicionamentos em Deus. Por exemplo, muitas vezes compartilhamos o que estamos e temos vivido nestes dias como igreja, além da estrutura, e com quem compartilhamos não concorda e terminamos ouvindo coisas que ficam dando volta nas nossas mentes, palavras que nos fazem duvidar daquilo que Deus tem para nós neste tempo. É a este tipo de influencia que me estou referindo, também não quero que entenda que não tem que comentar com ninguém ou que não tem que ouvir ninguém? Vou resumir o que quero que entenda nestes dias, com um pensamento que ouvi faz muitos anos atrás: “Não posso impedir que os passarinhos voem sobre a minha cabeça, mas eu posso impedir que eles façam ninho nela”.
Esforce-se por alcançar maturidade para que você, sua casa, não sejam balançados como um caniço, agitado pelo vento, levados de um lugar para outro, impedindo-os de alcançar aquilo que Deus tem para vocês.
Nestes dias deixe que o Espírito tenha liberdade de expor a sua imaturidade para que possa crescer.

Texto sugerido para quarta-feira 29 e quinta-feira 30 de julho.

J. Universo
Na casa do Rogério, Gilza e Cida. 20 h.

J. Ivete
Na casa do Tertuliano e Cida. 20 h.

A segunda pergunta de Jesus é: Quem saíste a ver? Um homem vestido com roupas finas? [Versículo 8].
Para que possamos entender melhor o que Jesus estava a dizer vamos a recorrer ao grego. A palavra “finas” é a palavra “malakos” em grego. No grego essa palavra é muito interessante. “malakos” descreve um jovem, talvez um adolescente que foi mantido para propósitos homossexuais por um homem (homossexual) velho; refere-se a uma hombridade que foi pervertida, que foi distorcida e enganada, e Jesus está dizendo: O que é que vocês saíram para ver? Algo pervertido? Alguém corrompido?
Aqui é momento de ter o nosso segundo momento de reflexão. Vimos anteriormente que a pergunta era, o que me influencia negativamente? Neste momento Jesus aprofunda o questionamento, a pergunta agora é: que me corrompe? Temos que entender que uma má influencia vai-me levar a um estagio de corrupção.
O dicionário dá uma definição interessante de corrupção: Ação de seduzir por dinheiro, presentes, etc., levando alguém a se afastar da retidão; suborno. Isto é muito interessante penso que a pergunta que não quer calar é: será que estamos sendo seduzidos pela nossa alma para nos afastar da verdade?
Será que estamos deixando-nos corromper por algo ou alguém? Será que estamos trocando as nossas convicções por algum suborno material. Hoje em dia é muito comum ver esta situação, e não me refiro à situação política do senado, mas me refiro à atual situação da igreja.
Todos os dias vemos como as pessoas se vendem e vendem as suas convicções em troca de fama, popularidade, posição e até por dinheiro. Nunca podemos esquecer que o espírito de religiosidade esta aí para nos corromper. O apostolo Paulo declara que as más companhias corrompem os bons costumes. (1ª Coríntios 15: 33). Neste momento você tem que parar e perguntar-se com quem tenho caminhado: com o Espírito de Deus que me edifica? Ou com o espírito de religiosidade que tem como objetivo me corromper? Por que é isto que Jesus quer dizer, João não é como os fariseus, como os religiosos. Ele não se corrompeu.

Texto sugerido para sexta-feira 31 de julho e sábado 01 e domingo 02 de agosto.

A terceira pergunta se encontra no versículo 9, Mas para que saíste? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.
Jesus continua fazendo perguntas sobre João. Você percebeu que cada pergunta revela um principio?
Quando Ele diz “Profeta” Ele está falando de algo normal de Deus, já que, nos dias em que João viveu, o profeta era a única forma de Deus falar com o povo. As pessoas estavam acostumadas com os profetas. Esta é a razão da sua pergunta, “Vocês saíram para ver um profeta?” Jesus na verdade está dizendo, se colocarmos em linguagem moderna, “Vocês saíram para ver algo normal de Deus?” Ele disse: João é muito mais do que isso. A chave para entender melhor tudo isto está na palavra “muito mais”, que vem da palavra grega “peri soteron”, que significa “algo adicionado no topo de outra coisa”. Significa um padrão, uma estatura, algo maior do que outro significa uma natureza superior. Então João é mais do que um profeta. A muito ouvimos falar de uma geração “João Batista”, e muitas vezes esta revelação é tão distante da nossa realidade, mas desta vez gostaria de te aproximar desta realidade espiritual. Uma geração João Batista é uma geração que não se deixa influenciar, que não é corrompida pelo mundo nem pelo sistema religioso, é uma geração que tem algo a mais. Isto quer dizer que os filhos que devem manifestar-se neste tempo são diferentes, tem que ter algo a mais. Estamos cansados de cristãos normais, de igrejas normais, de louvores normais, etc., isto a mais não quer dizer algo chamativo, que chame a atenção, isto a mais é a presença de Deus que nos fará ouvir e manifestar a sua vontade sobre a terra. Não esqueça, ouvir e manifestar. É por isto a mais que a criação clama pela sua manifestação, pela manifestação dos filhos maduros de Deus. Neste dias este o desafio, sermos a geração que tem algo a mais, que vá além dos limites estabelecidos. Ore e busque a Deus nestes dias e deixe que o Espírito fale contigo, o que te falta para ser esse filho com algo a mais.

Um comentário:

  1. Paz seja sempre convosco e que o Senhor JESUS CRISTO continue multiplicando sua graça e suas mais excelentes bênçãos sobre vós! Ótimo trabalho!
    Aqui deixo meu abraço e fiquem na paz!

    ResponderExcluir