quinta-feira, 30 de abril de 2009

GUIA DE ORACAO

GUIA DE ORAÇÃO
Do dia 27 de abril até 03 de maio

O tempo de transição revelará o coração dos filhos. Os que almejam herança desenvolveram características especificas que os levaram a ela, pois a herança é algo que se herda, se transmite, tem a ver com família, com valores, sejam eles materiais ou não, tem a ver com identidade e principalmente com o Reino.
Diante de tudo isso é necessário ter claro a resposta para a seguinte pergunta: que tipo de filhos sou eu? O que está atrás de herança ou dos presentes? Gen. 25: 3.
Entender que herança é completamente diferente de presente, automaticamente nos levará a caminhar por trilhos diferentes, pois convicções diferentes não trafegam na mesma direção.
Abraão deixou isso bem claro quando separou os filhos da concubina dos legítimos. Paulo reforça isso quando declara, em Gálatas 4: 30 - 31, que o filho da escrava não herda junto com o filho da livre. Não se pode esperar de Deus recompensa de filhos legítimos, uma vez que o comportamento é de filho da concubina que só se interessa pelos presentes que o pai pode dar, e presentes são passageiros, mas herança é eterna.


CARACTERÍSTICAS DE FILHOS PARA HERANÇA.

1. NÃO SE CONFORMAM COM A ESTERILIDADE. 25: 19 – 21.
Segunda-feira 27.

Isaque orou insistentemente durante 20 anos até que sua esposa concebesse. Para os filhos que estão em busca da sua herança não é aceitável que se conformem com a esterilidade. Esterilidade aponta para o fato de não produzir, não dar frutos, esta condição é algo que precisa incomodar os que tem como objetivo a herança.
O profeta Isaias (54: 1) nos dá a entender que a esterilidade precisa se romper com um grito, com um cântico. É de vital importância que nestes dias, dias de transição, entendamos que as áreas estéries da nossa vida têm que se tornar produtivas. O deserto e aterra ressequida se regozijarão; o ermo (lugar isolado, deserto, despovoado, descampado, solitário, lugar desabitado) exultará e florescerá como a tulipa; irrompera em flores... (Isaias 35: 1 – 2).
A luz desta palavra profética é de suma importância que você juntamente como o Espírito Santo possam estar checando a sua vida com o objetivo de detectar as áreas estéries para que por meio da declaração profética que gera um comportamento saiamos da esterilidade para um tempo de frutificação. Posicione-se igual que Isaque e não se conforme com a esterilidade, já que, você foi feito para ser fecundo e para multiplicar aquilo que Deus tem colocado na tua vida.
É interessante destacar que as mães dos patriarcas eram todas estéries, mas seus maridos de posse da convicção do que iam herdar não se conformaram e elas conceberam. Você já investiu mais do que 20 anos de oração no que precisa ser concebido na sua vida

2. GENITOR DE NAÇÕES. 25: 22 – 23.
Terça-feira 28.

O que um filho que busca herança tem que ter presente é que o que ele faz, as decisões que ele toma, os desafios que ele enfrenta não abrange, não afeta apenas o espaço em que vive ou as pessoas que fazem parte de seu conviveu. Ele precisa saber que tudo isto afeta o reino o por conseqüência as nações. Rebeca estava gerando em seu ventre muito mais que um par de filhos, ela estava gerando duas nações, dois povos. Rebeca aponta para uma igreja que esta grávida e aquilo que ela gerar não afetará tão só ela e se as nações. É aqui que sua mente deve expandir e pensar que você é a igreja, e que aquilo que Deus estar gerando em você não só afetará sua vida ou a vida da igreja, mas principalmente afetará as nações da terra. Precisamos erradicar da nossa vida o pensamento mesquinho, pobre, medíocre, que o que Deus esta trazendo é só para nos favorecer como indivíduos, neste tempo temos que ter nossa mente ampliada e compreender que a muito mais em jogo que o meu bem estar, esta em jogo a extensão do reino nas nações da terra.


3. DESENVOLVE O QUE ESTA NAS SUAS MÃOS. 25: 27.
Quarta-feira 29.

Um dos comandos do começo do ano era: Colocar disposição do Senhor, da Igreja e do reino as minhas habilidades. Mais do que nunca é tempo de desenvolvimento, agora este desenvolvimento só virá pela prática. É isto que nos aconselha o autor do livro de Hebreus: para aqueles que, pela prática, têm suas faculdades exercitadas (desenvolvidas) para discernir não somente o bem, mas também o mal. Hebreus 5: 14.
Agora pior que não saber o que fazer, e ter nas mãos o que precisa ser feito e não fazê-lo. O texto diz que os meninos cresceram, ou seja, se desenvolveram e mais, se tornaram habilidosos cada um em sua característica. Quantas coisas Deus têm colocado nas suas mãos que você não desenvolveu? Jesus ensinou sobre isto na parábola das 10 minas (Lucas 19: 13 - 20) quando um dos servos por achar que sua porção era pequena demais a escondeu num pedaço de pano. Deus não faz escolhas baseadas na capacidade e sim segundo a sua misericórdia (Romanos 9: 11 – 12 e 16)

4. NÃO DESCE AO EGITO. 26: 1 – 3.
Quinta-feira. 30

A primeira idéia que surge em meio a uma crise é querer descer para o Egito, foi assim com Abraão, com Elimeleque que também numa crise de fome move toda a sua família para Moabe (um tipo de Egito). É preciso entender que Egito não é necessariamente o mundo, mas Egito diz respeito a um sistema onde Deus no governa. E isto pode significar lugar, condição, pensamento, expectativas desejo da alma, etc. Junto com a vontade de descer para o Egito o Senhor faz ouvir a sua voz e trás a Isaque a orientação de não descer para o Egito. Aqui quero fazer uma pausa para destacar que em meio a crise e ao grito da nossa alma Deus vai tentar falar conosco, porque digo tentar porque se os nossos sentidos estarem tomados pelo ambiente que nos rodeia e pela influencia da alma o mais provável seja que nos não vamos ouvir a voz de Deus. Por isso é de vital importância que neste tempo nossos sentidos estejam aguçados e fitos em Deus já que em meio a crise, a transição Deus vai falar e o que ele espera de nos é que ouçamos a sua voz com sabedoria entendimento e discernimento.
È muito importante neste tempo não descer para o Egito por ser um lugar onde tudo o que diz respeito a Deus se perde, Lá se perdem os valores, os princípios, os preceitos, os mandamentos, os decretos, as leis e desacredita-se da promessa da herança. Herança tem a ver com o Reino e não com as necessidades básicas dos filhos, e a igreja que tem visão profética já rompeu com o Egito, onde Deus não governa.

5. ENTENDE A LEI DA SEMEADURA. 26: 12.
Sexta 01 de maio, feriado.

O tempo que estamos vivendo é tempo de plantar as sementes que adquirimos no estagio anterior. No meio da crise Isaque tinha semente para semear. A pergunta que não quer calar é: você tem semente para semear? Porque mesmo que os dias sejam difíceis eu tenho que ter para semear. Josué 5: 12, afirma que o tempo de maná tinha acabado e estava inaugurado o tempo de plantar para poder comer. Precisamos ter em conta neste tempo que a multiplicação da minha semeadura não esta nem na qualidade da semente nem na minha capacidade, e se na habilidade de Deus (abençoar) de fazer multiplicar a minha semeadura. A qualidade da minha semente é importante, porem se o senhor não multiplicar o trabalho das minhas mãos de nada valerá a qualidade da minha semente. É tempo de semear. É tempo de viver o Salmo 126: 5 – 6, e esperar o milagre de Deus. Isaque sabia que era portador de uma promessa e para quem tem consciência de quem é em Deus não precisa provar nada para ninguém, simplesmente ele ouve, obedece e Deus o abençoa. Tudo o que o Pai confia ao filho é porque ele sabe que este filho tem condições de multiplicar.

6. NÃO DEIXA DE CAVAR POÇOS MESMO QUE ELES SEJAM ENTULHADOS. 25: 12 – 22.
Sábado 02.

O texto nos mostra que a cada poço que Isaque e seu servos abriam ou reabriam, vinham os homens e os entulhavam. Agora em tempo de transição nem sempre ter os poços entulhados é ruim, porque isso nos dará impulso para continuar a cavar. Temos que as adversidades são para serem vencidas não para nos deter, adversidades não são para nos roubar a disposição de trabalhar e si para nos dar maior força, animo para fazer aquilo que deus nos encomendou fazer. Poços são entulhados são realidade de aqueles que querem fixar residência num lugar onde Deus disse para ficar só por um tempo. (Gen. 26: 3). Neste tempo, tempo de transição, não é permitido nos conformar com o aquilo que é bom, é preciso ir em busca do melhor, e esta busca requer mudança de cenários, de mentalidades que geraram novas atitudes.

7. HÁ ESPAÇO PARA QUEM ESTÁ ABERTO PARA MUDANÇAS. 26: 22.
Domingo 03.

A mudança de Isaque daquele cenário de implicância, resistências e queda de braços fizeram com que ele conquistasse seu espaço na terra. Deus só abre espaço para quem está aberto para encarar mudanças.
O Novo esta disponível para quem aceita o desafio de abrir mão de tudo (26:13) pela causa do Reino. Deixe de investir em projetos que só geram brigas, discussões, desentendimentos, que não visam herança.
O filho legitimo só investe naquilo que abre espaço que o levará a possessão da sua herança. Por esta razão, como filho legitimo, abra sua mente desaloje pensamentos que não produzem nada e se abra para mudança, atreva-se a viver, fazer, o que nunca pensou em viver ou fazer. Anime-se por sua herança espera por você!
(texto da Pra. Telma, adaptado a nossa realidade pelo pastor e profeta Darío Hernández).

Nenhum comentário:

Postar um comentário