quinta-feira, 23 de abril de 2009

GUIA DE ORAÇÃO

Do dia 20 até o dia 26 de abril de 2009

PILOTANDO UMA TRANSIÇÃO

Segunda-feira 20
Livre.

A NECESSIDADE DISCERNIR ÉPOCAS E ESTAÇÕES EXATAS (ATOS 27:9).

A história do naufrágio de Paulo em Atos 27 é instrutiva para a atual transição da igreja. Deus está chamando sua igreja para migrar, para mover-se de uma posição espiritual para outra. São as seguintes linhas de direção ou as etapas que ajudarão àqueles que estão procurando navegar uma trilha do velho ao novo.
Deus tem as épocas e as estações que são inalteráveis e de nós se requer que cooperemos com seu divino calendário. Velejar contra o movimento atual de Deus é desaconselhável, o momento para movimentos mais velhos se passou. É trabalho de Deus deixar-nos saber quais são os tempos e as estações e o Senhor advertiu este navio de duas maneiras diferentes: que não era aconselhável continuar em sua viagem, primeiramente por uma declaração da estação exata (vs 9), depois por enviar um delicado vento (vs 13). Ambos os avisos foram ignorados.
Deus restaurou os apóstolos e os profetas para declarar suas épocas e estações exatas na igreja. Tais homens são como os "filhos de Issacar, que tiveram a compreensão dos tempos" (Iª Cro 12:32). Este pensamento tardio, parecendo ser a função de Issacar nas guerras de Israel, foi determinante para fazer Davi rei, tanto as forças armadas quanto as classes instruídas foram requeridas. Quão bom é um exército sem estratégia política? E quão boa é a igreja sem um discernimento desobstruído do tempo e da estação onde nós estamos atualmente?
Deus é o catalizador atrás dos tempos e das estações, tanto na igreja quanto nas nações do mundo, e Ele deseja revelar-nos esta tecnologia dando-nos a sabedoria e o poder.
Daniel 2:20-23. Os "tempos" são as fases e os períodos da duração dos impérios; as "estações" são os tempos apropriados para sua culminação, declínio, e queda. As vicissitudes dos estados, com suas épocas e estações, não são regulados por acaso ou sorte, como no pensamento pagão, mas por Deus e este é o por que de Deus querer nos dar a sabedoria a respeito dos tempos. Discernimento é uma marca de uma igreja madura, enquanto Jesus tornou claro que uma manifestação de farisaísmo deve saber épocas e estações naturais, mas por ignorância perde o dia da visitação divina (Lucas 12:56).

Terça-feira 21.
Dia do lazer. Vamos a chácara.

REAVENDO O QUE É VALIOSO. ATOS 27:18-19.

O navio continuou seu curso apesar dos avisos acima mencionados e encontrou-se imediatamente no meio de um furacão. Vendo a destruição certa, os marinheiros decidiram jogar fora suas cargas valiosas e mesmo dispositivos e utensílios essenciais do navio.
Transitar na reforma apostólica requer uma decisão da qualidade para valores exatos. Para alguém isto pode significar deixar suas denominação ou afiliações atuais a fim adquirir o novo. Para a maioria na igreja requer jogar ao mar mentalidades erradas e metodologias inapropriadas para construir a igreja e abrir mão da carga boa dos programas e "da igreja bem sucedida" que nos impede de receber de Deus o melhor.
Em termos práticos isto significa a aceitação da medida de Deus para sua igreja e construí-la exatamente, em oposição da compra de padrões babilônicos para o "sucesso".

Quarta-feira 22.
Grupo familiar, casa do Pablo e Tatiane. 20H.

O MINISTÉRIO APOSTÓLICO LIBERA UMA NOVA DIREÇÃO. ATOS 27: 20.

As escrituras dizem que a tempestade era intensa e que o sol e as estrelas estiveram escondidos noite e dia. Atos 27:20 "quando nem o sol nem as estrelas apareceram por muitos dias e a tempestade continuou a cair, finalmente desistimos de toda a esperança de sermos salvos". Os planetas falam de governo, percebido pela primeira menção do sol e da lua que estão sendo dados por Deus para governar o dia e a noite (Gen 1:16).
Estes marinheiros estavam confusos e perderam claridade e faltava sentido devido à oclusão de corpos governantes. Muitas igrejas encontram-se neste estado da confusão, tal qual as que prenderam posições carismáticas anteriores, estão vagueando enquanto adotam o "modelo o mais novo" de igreja, mas encontram ainda o vazio em perseguir posições espirituais exatas.
Perceba que estes homens não foram simplesmente fiéis a uma verdade teórica, isto é, que Deus tem um povo na terra que o ouve e falam Sua Palavra. Realmente confiaram e seguiram no conselho de um homem particular com a graça em sua vida.
Aceitar que há apóstolos, ou concordar que Deus está reformando sua igreja é uma primeira etapa boa na transição, mas deve ser seguido de um estar apropriadamente junto a um apóstolo particular, para que se tenha uma direção correta. Ao fim, o apostólico fala sobre relacionamentos, e nossa necessidade em abraçar a graça de Deus que está sobre um apóstolo particular, para nosso próprio desenvolvimento individual.

Quinta-feira 23.
Grupo familiar, Rogério, Gilza e Cida. 20H.

O APETITE NATURAL DEVE DIMINUIR NA LUZ DA NECESSIDADE ESPIRITUAL. ATOS 27:21.

Atos 27:21 depois que os homens tinham estado um longo tempo sem alimento... (e vs. 33) "para os últimos quatorze dias”, disse, "você esteve no suspense constante e foi sem alimento, você não comeu qualquer coisa."
Para construir exatamente e resistir à tempestade, os apetites naturais devem ter o mais baixo nível de prioridade em nossas vidas. O apetite para o cumprimento pessoal, a aprovação do homem, ou toda a necessidade da carne devem absolutamente ser subjugados às finalidades de Deus.
Neemias grava um exemplo notável do poder que a fome espiritual teve na reforma da nação de Israel. Ne 8:1 "todos os povos montados como um homem diante da Porta da Água". Neste capitulo há 6 princípios a recolher destes versos.
1. Sua fome espiritual era assim tão aguda que exigiu o alimento, Ne 8:1 os povos falaram/pediram para Esdras anunciar a palavra de Deus.
2. Fome espiritual, ou uma busca por Deus, deve ser o fator unificador dos povos de Deus, Ne 8:1. A fome espiritual verdadeira inclui sempre a habilidade de migrar, ou move-se para frente, baseado no sentido de Deus.
3. Sua fome espiritual estava a cima das normas culturais e o desejo por conveniência, Ne 8: 2 Esdras leu da aurora até o meio-dia, num período de aproximadamente 6 horas. E todos os povos escutaram atentamente o livro da lei! Quando nós estamos com fome e sede, nós estaremos menos preocupados com nossos confortos e programações físicas, do que com a alimentação.
4.Fome Espiritual traz uma elevação da Palavra de Deus para seu lugar apropriado, Ne 8:4,5. Construíram uma plataforma para que Esdras e os outros sacerdotes estivessem sobre ela para ler a palavra do Senhor e todos as pessoas poderiam vê-lo porque estava acima deles. A palavra de Deus deve "estar acima de nós" e a reforma tem em seu núcleo um respeito e uma elevação apropriados da palavra de Deus e é um retorno a um sistema que opera baseado na palavra dentro da igreja.
5. A sede espiritual requer uma equipe de aproximação para prover um sistema de entrega de modo que todos possam compreender e se beneficiar da palavra que se prega, Ne 8:8 Esdras leu do livro da lei e então muitos sacerdotes circularam e certificaram-se de que todos as pessoas compreenderam.
6. A sede espiritual produzirá uma voluntariedade que se conforma com os preceitos claramente definidos na palavra de Deus, tendo por resultado um estilo de vida mudado, Ne 8:14. Ouvir e não fazer é pior do que não ter ouvido anteriormente. O que é escrito deve ser cumprido à todo o custo.
Nosso estilo de vida deve ser mudado em resposta à revelação da palavra de Deus.

Sexta-feira 24.
Grupo familiar, casa do Tertiliano e Cida. 20H.

UMA VOLUNTARIEDADE PARA ENTRAR NO TERRITÓRIO SEM LEI. ATOS 27:39.

Atos 27:39 quando a luz do dia veio, eles não reconheceram a terra, mas viram uma baía com uma praia arenosa, onde decidiram encalhar o navio nela.
A reforma apostólica está levando a igreja a um lugar onde ela nunca foi antes. Não é apenas atualizar ou renovar uma pessoa levando-as até posições atuais. Nós estamos no meio de um mover pioneiro de Deus que está rompendo fronteiras. Coragem é requerida para o avanço corporativo, porque não se conhece o terreno previamente. Aqueles que estão confortáveis nas bem conhecidas trilhas não necessitam de transição, porque não poderão entrar num território sem lei.
Uma das marcas de uma comunidade apostólica será sua voluntariedade para viver em posições previamente não exploradas, abrindo o caminho para que muitos a sigam. Jesus indicou que quando se beber do vinho novo, muitos dirão que o gosto do vinho velho era melhor. Contudo deve haver uma voluntariedade para resistir ao gosto amargo do vinho novo no início, manifesto como quem pisa em falso ao ir para o novo e numa exigência à transição do velho ao novo, caso estejamos para entrar nos lugares o quais nunca ocupamos anteriormente.

Sábado 25.
Vamos a igreja do pastor Lucas, Suzano.

CORTARAM FORA AQUILO QUE OS PRENDEU ÀS POSIÇÕES VELHAS. ATOS 27:40.

Cortaram as escoras as quais mantiveram para limitar às posições velhas. As escoras sobre indivíduos ou ministérios são freqüentemente velhas mentalidades, o medo da mudança, e mecanismos de orgulho e de defesa das velhas maneiras. As escoras podem também ser relacionamentos para os quais nós fomos leais por anos e que traria dor na redefinição, mas sem redefinição nós permanecemos no velho, que está afundando. A lealdade é um atributo divino, pelo tempo que o mantenha na vontade de Deus.

Domingo 26.
Culto às 18H, lugar a confirmar.

ELES RENDERAM O CONTROLE DE SUAS VIDAS A DEUS, ATOS 27:40 – 41.

Como um ato final da transição, os marinheiros deixaram cair os lemes do navio para trás, dentro da água, levantando os remos e confiaram na providência para conservá-los. Os lemes falam sobre direção e controle, remos indicam a necessidade de nosso soberano Deus encher nossos planos com seu vento para nos dar poder para ir para frente. O sentido de nossas vidas e ministérios deve pertencer a Deus, Ele sozinho deve ser o mecanismo de navegação que dirige nossos trajetos. Salmo 25:4-5 mostra-me o caminho por onde devo ir, oh! Senhor; indique a estrada direita para que eu ande. Conduza-me; ensine-me; oh! Senhor, que é Deus, o qual me dá a salvação. Eu não tenho nenhuma esperança exceto no Senhor.
Uma vez que os lemes estavam para trás na água, os marinheiros eram dependentes do vento para propeli-los para a ilha. O vento representa o Espírito Santo que conduz, guiando e dando poder para que nos movamos para frente. Somos dependentes dele, mesmo em igrejas edificadas apropriadamente nele, para que "se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam".

Scott Webster.
(traduzido e adaptado a nossa realidade pelo pastor e profeta Darío Hernández).

Nenhum comentário:

Postar um comentário