domingo, 5 de abril de 2009

GUIA DE ORAÇÃO


GUIA DE ORAÇÃO
Do dia 06 até o dia 12 de abril de 2009
Segunda-feira 06
Jó 42: 16 – 17.

Ao observamos a historia de Jó vemos que era um crente, um bom homem, mas necessitava de um giro de 180 graus na sua vida (42:5, só conhecia de ouvir falar). Pare e pense comigo, você pode construir e forjar uma vida com seu próprio esforço e inteligência sem perceber que tudo isso um dia acaba, já que as coisas materiais podem durar, mas não duram a vida toda. A prosperidade que você pode obter em vida, como ser humano, pode ser boa porem a prosperidade que provem de Deus a um homem transformado é muito mais efetiva. Por isso o versículo 16 declara: depois disso, depois do que? Depois de todo o que lhe aconteceu e especialmente depois e a partir do versículo 10. Tenha presente nesta reflexão que uma nova visão trás vida e marca teu destino e tua geração com o Shalom de Deus (prosperidade em todas as áreas, não tão só na área material). Uma visão correta não te mata ao contrario te faz viver, e viver todos os sonhos de Deus para a tua vida, fazendo que não termines teus dias em amargura nem escassez e sim em abundancia.

Terça-feira 07
Salmos 27: 13 – 14.

Os versículos apontam para um posicionamento ou uma atitude de uma pessoa que espera em Deus. Muitas pessoas têm uma mentalidade de escape de pedir a Deus que volte logo para que desta maneira as dificuldades acabem. O salmista esta falando da esperança que tem como base a bondade do Senhor, ele não esta dizendo que quer morrer para ver a benção de Deus no céu, mas esta dizendo que tudo tem suportado tendo como base a esperança de ver a manifestação de Deus e seu favor. Há coisa que no tempo presente não as vemos, mas é necessário que guardemos a esperança sem desfalecer. Para que isto aconteça devemos crer e nos manter enfocados. Se você tem-se esforçado pouco é necessário que te esforces mais. Se estas confiando na tua própria força, na promessa de alguém, com certeza te decepcionaras, mas se esperas no Senhor e te esforças em fazer sua vontade com certeza ele te galardoara conforme a tua entrega e fé. O salmista termina este salmo declarando: Espere no Senhor. Por que no Senhor? Porque ele não é homem para que minta nem filho do homem para se arrependa por esta razão não desfaleça, não fique para trás mantenha a esperança e a confiança na Palavra que Deus te tem dado, Tão só Creia! Porque para aquele que crê tudo é possível.

Quarta-feira 08
“1º Samuel 17:20”.

Sempre que Deus traça um plano o faz de maneira perfeita e sincronizada; por isso é necessário que você e eu estejamos alinhados com seu pensamento já que quando Deus quer manifestar a sua gloria sobre a terra ele sempre vai usar alguém para este fim. Quem ele vai usar? Ele vai usar alguém que mantem seu coração em adoração e em intimidade, quem desenvolveu a sua fé, a sua paixão por agradar ao Pai e a compaixão pela gente. O Texto que lemos e o restante da historia nos mostra que Davi era a única pessoa que estava em condições de enfrentar a situação que toda a nação de Israel estava vivendo naqueles momentos. Isto nos demonstra que uma nação, para resolver seus assuntos de estado, não necessariamente, precisa gente com um alto poder intelectual, nem que conheçam toda a história universal e geográfica de um país, nem que se considere o poderoso rei, com os mais altos conhecimentos militares com uma tropa militar armada e preparada. Aqui observamos duas coisas importantes em Davi: 1) Obediência a seu pai terreno; porque você não pode dizer que se sujeita a Deus, mas não aos homens; quando se esta verdadeiramente em intimidade com Deus, a humildade sempre vai prevalecer. 2) Quando se está em verdadeira intimidade e relação com o Pai, você vai chegar no momento justo. Se Davi tivesse desobedecido a seu pai e não tivesse ido lá, por preguiça, por obstinação ou por orgulho, ou porque ficava demasiado longe, ele tivesse atrasado o tempo e tal vez não chegaria no momento do ataque. Davi só foi levar comida a seus irmãos, mas Deus tinha preparado para ele uma vitória que posteriormente o alavancaria para seu futuro profético que era ser rei daquela nação.

Quinta-feira 09
“Isaías 14:3-8”.

As fortalezas ou ataduras mentais, físicas e espirituais, estancam e paralisam a visão produzindo medos que calam a voz profética. Quando uma pessoa é escrava de algo, não tem condições de declarar a palavra de cura, restauradora e libertadora já que a escravidão nos limita e nos impede de declarar as coisas corretas. Este é o tempo de Deus para aqueles que têm estado por muitos anos vivendo em escravidão, para que levantem a sua voz e rompam com as correntes que te têm atado. “No dia em que Javé te de repouso…”. Este é o tempo em que deves entrar no repouso de Senhor, para que deixes de viver miseravelmente, para que deixes de trabalhar duro sem ver frutos no teu trabalho, na tua casa, empresa, matrimonio, igreja. Prepara tua canção, teu poema, com o que vás a expressar tua vitória. Quando se é escravo não há esperança, alguém superior governa a tua vida o qual te cega para que não vejas nenhuma oportunidade de liberdade. Mas chegou o tempo de repouso, tempo de uma nova canção; tempo em que as árvores produzam seus frutos, o tempo da poda de Deus e não do maltrato do sistema, porque a poda de Deus produzirá novos ramos que trará novos e deliciosos frutos. Repousar em Deus te fará ver, com clareza, o mal sendo derrotado; sair do cansaço, do estresse, da angústia, da preocupação, do vício, do pecado e sê livre.

Sexta-feira 10
“Jeremias 15: 19-21”

Muitas vezes pensa-se que ter confessado a Jesus como salvador, é estar convertido a Cristo. Na passagem lida, nos damos conta que Deus lhe esta falando a Jeremias que é um homem “comum e corrente”, ao qual Deus chamou para profetizar sobre a nação no meio da qual habitava, especificamente sobre Judá e Jerusalém. Jeremias sente-se perseguido por um sistema dado à cobiça, ao pecado, a dureza do coração, que está baixo a sentença de Deus para ser disciplinado e é como se literalmente, se lhe viesse o mundo em cima. Percebemos ao visualizar toda esta situação que Deus tem em mente um processo de purificação para o povo, para a nação (v.19); e é isto o que Deus deseja de nós, o seu povo, como representantes seus para a nação. O nosso trabalho é ser sua voz profética, para arrancar o bom que esta no meio do mau.
Estar convertidos a Deus é sentir exatamente o que ele sente por um povo, ser sua voz, ser seu corpo. Se nós fomos enviados para ser a voz profética da mudança para esta nação ou sistema, temos que ter presente que não podemos cair nos costumes, nas culturas, nos vícios, e demandas do mesmo (sistema). Deus respondeu-lhe a Jeremias, tal vez não o que ele desejava escutar, senão o que ele devia fazer. Há que marcar a diferença entre os costumes de um povo convencido e um povo que esta convertido verdadeiramente a Deus. Não há que temer, Deus prometeu estar conosco, nos livrar, nos cuidar e nos estabelecer como uma fortaleza firme para governar a terra.

Sábado 11.
“Eclesiastes 9:10”

Há que reconhecer que cada ser humano tem uma capacidade para fazer as coisas, o texto diz: com toda a sua força, seguramente o conselho é para que não queiramos fazer, humanamente falando, mas lá de nossas capacidades, porque terminaríamos a vida esgotados e amargurados por querer fazer demasiadas coisas que finalmente não produzem frutos. Por outra parte devemos entender que não podemos ficar de braços cruzados e limitar nossa força e capacidade. Deus tem-nos dado a vida, portanto uma pessoa pode aproveitar os 20, 30, 40, 50,60,70... anos de sua vida para fazer todo o que lhe vier a sua mão fazer, aproveitando toda a criatividade e o vigor que Deus lhe deu, nunca esquecendo que tudo é para glorificar a ele e segundo o dom que foi dado a cada um. Não espere nos últimos anos de sua vida, aproveite bem o seu tempo hoje.
Enquanto estamos vivos teremos força para trabalhar, viver e desfrutar cada ciclo importante da nossa vida. Há coisas por fazer, arrega-se as mangas e mãos à obra.

Domingo 12.
“Eclesiastes 11: 9”.

Esta mensagem é imperativa, com a intenção de aclarar, exortar, aconselhar e orientar a milhares de jovens que procuram ser livres em sua maneira de pensar e proceder. Uma das características de todo ser humano é o desejo de ter asas para voar, superando todo impedimento para fazer todo o que pensa e sente. A sociedade juvenil deste século, em sua maioria, tem incursionado em todo o que o sistema pecaminoso e perverso lhe oferece. Na etapa da juventude existem oportunidades em todas as áreas, mas se requer de uma mentalidade madura, para selecionar e escolher tudo o que deve ser de edificação e proveito na vida. Alegrar-se é bom, divertir-se faz parte, comer, fazer exercícios, apaixonar-se, sair de viagem, ter amigos, etc, mas há que reconhecer que tudo faz parte da vaidade da vida e que, por isso cada vez que vamos tomar uma decisão devemos submeter os nossos desejos a vontade do Senhor, fazendo desta maneira agradaremos o seu coração e ele cumprira o desejo de nosso interior. (sempre e quando esteja alinhado com a sua vontade).
(traduzido e adaptado a nossa realidade do site
www.ccnven.org pelo pastor e profeta Darío Hernández)

Nenhum comentário:

Postar um comentário