segunda-feira, 7 de setembro de 2009

EDUCANDO UMA NOVA GERAÇÃO

Do dia 07 até o dia 13 de setembro de 2009

Texto sugerido para segunda feira o7 e terça feira 08.

Centro
Na casa do Pablo e Tatiane. 20 H.

J. Esperança
Na casa do Cláudio e Flávia. 19:30 H.

Parque Olímpico
Na casa Do Rogério e Josy. 20 H.

Êxodo 13. 17-22
Nesse estudo que se inicia quero falar um pouco sobre caminhar na direção que Deus estabeleceu para cada um de nós, e dos perigos que enfrentamos quando
decidimos trilhar os nossos próprios caminhos.
A Bíblia garante que se Deus estiver na direção de nossas vidas certamente seremos bem sucedidos, mas infelizmente em nosso meio ainda existem muitas pessoas que dizem confiar em Deus, mas quando se vêem numa situação difícil não se preocupam em buscar a direção em Deus, e a conseqüência disso são decisões precipitadas.
Reflita sobre este ponto, como nos comportamos em situações difíceis? Seguimos a voz de Deus o a voz da alma?
O texto sugerido fala do inicio da caminhada do povo de Israel rumo a Canaã, o propósito de Deus era guiar o povo até o seu destino, porém o povo decidiu criar seus próprios caminhos, seus métodos para alcançar o destino.
O primeiro ponto que precisamos entender é: O que é caminhar na direção de Deus, caminhar na direção de Deus é enxergar a vida dentro de uma visão de Reino de Deus, é ter atitudes que honrem a Deus, caminhar na direção de Deus tem haver com visão profética porque nos faz enxergar as coisas não com uma visão natural, mas uma visão sobrenatural; a pergunta é; como nós temos enxergado as coisas que acontecem na nossa vida; como o mundo vê ou como Deus as vê?

Texto sugerido para quarta-feira 09 e quinta-feira 10 de setembro.

J. Universo
Na casa do Rogério, Gilza e Cida. 20 H.

J. Ivete
Na casa do Tertuliano e Cida. 20 H.
J. Universo
Na casa do Alexandre e a Dani. 20 H.

Êxodo 13. 17-22
O segundo ponto que precisamos entender é que ser guiado por Deus é uma característica dos filhos de Deus (Rm. 8. 13- 14), nesse texto a palavra guiados é “ago,” que quer dizer conduzir segurando com as mãos, levando deste modo ao destino final, será que realmente estamos sendo conduzidos pelo Espírito de Deus ?
Os Evangelhos nos ensinam que o próprio Jesus era guiado pelo Espírito de Deus, o verso 13 diz que se somos guiados pelas paixões carnais nós caminhamos para a morte. Ser guiado por Deus é uma atitude coerente com a condição de filhos de Deus.
O propósito desse estudo é ajudar-nos a entender quando estamos sendo guiados por Deus ou quando estamos sendo guiados pela nossa própria vontade; agora vamos identificar quando estamos conduzindo nossa vida de acordo a nossa vontade.

Texto sugerido para sexta 11, sábado 12 e domingo 13 de setembro.
Um sintoma que diz se estamos agindo de acordo nossa vontade é quando nos rendemos ao raciocínio lógico. Através do raciocínio lógico o homem esquematiza seus planos, estuda como poderá concluir e realizar seus sonhos. Todavia, as idéias não passarão de meros elementos originados em nosso ser, um produto da nossa mente.
Quando nos deixamos levar pelo raciocínio lógico perdemos a visão espiritual e somos guiados somente pelos nossos pensamentos e não cremos no sobrenatural.
O raciocínio lógico nos leva a um segundo estagio o da precipitação, quando nos precipitamos logo nos decepcionamos descobrimos nossas limitações e fracassamos na fé.
Precipitação é sinônimo de incredulidade, porque é uma tentativa de antecipar o tempo no sentido de realização e de satisfação, quando nos precipitamos estamos dizendo que Deus não é capaz de realizar aquilo que desejamos.
O povo faria uma viagem curta até a terra prometida se tivesse seguido pela terra dos filisteus, mas Deus fez com que ele rodeasse o caminho do deserto perto do mar vermelho.
Quando estamos na direção da nossa vida tendemos a seguir o caminho mais fácil.
Deixemos que o Senhor tome a direção da nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário