segunda-feira, 10 de agosto de 2009

GUIA DE ORAÇÃO




Do dia 10 até o dia 16 de agosto de 2009

Texto sugerido para segunda-feira 10 e 11 terça feira.

Centro
Na casa do Pablo e Tatiane. 20 H.

J. Esperança
Na casa do Cláudio e Flávia. 19:30 H.

Parque Olímpico
Na casa Do Rogério e Josy. 20 H.

Mateus 11:16 – 19.
JESUS E A INSATISFAÇÃO.

Estes versículos fazem parte do contexto onde Jesus fala de João. Para não perder seu estilo, Jesus, faz uma pergunta: “A que posso comparar esta geração?”. Penso que esta pergunta é oportuna para os nossos dias, que os problemas da geração da época de Jesus são os mesmos da nossa geração. Jesus ao definir a sua geração, Ele declara que esta geração é criança. Sabemos que ser criança aponta para uma pessoa imatura. O que Jesus declara que essa geração é imatura, e essa imaturidade se manifesta pela insatisfação.
Esta insatisfação é com relação a não entender os tempos. Não podemos esquecer que Jesus esta falando dos tempos. Se analisamos este pensamento e o traduzimos de maneira que todos possam entender, muitos reclamamos do tempo passado que tudo era religiosidade, legalismo, muitas regras, etc. Mas, agora estamos vivendo um novo tempo e como todo o novo trás as suas dificuldades, e aí que nós reagimos com imaturidade e declaramos antes tudo era velho (religiosidade, legalismo, regras, punição, só trabalho), mas agora tudo é novo, não sei quando estou certo, não sei o que posso fazer, não sei quem sou, não sei minha missão, que árvore sou e qual é o meu fruto? É disto que Jesus esta falando. Neste momento devemos parar e ter um momento de reflexão, pois muitas vezes este comportamento de insatisfação se encontra em nós, e ele aflora quando perdemos o controle da nossa vida e das situações que nos rodeiam. Refiro-me especificamente aos nossos problemas com a espiritualidade, no tempo anterior tínhamos receitas para tudo, tínhamos resposta para tudo, mas agora tudo é novo, e isso afeta a nossa espiritualidade. Deus continua sendo o mesmo, mas a nossa maneira de relacionarmos com Ele mudou, e é nesse momento que devemos manifestar maturidade e não insatisfação, já que, insatisfação é manifestação de imaturidade. Pense nisto e amadureça!

Texto sugerido para 12 quarta-feira e 13 quinta-feira de julho.

J. Universo
Na casa do Rogério, Gilza e Cida. 20 H.

J. Ivete
Na casa do Tertulhano e Cida. 20 H.

J. Universo
Na casa do Alexandre e a Dani. 20 H.

Mateus 11: 25- 30.
REPOUSO PARA OS CANSADOS.

No passado entendíamos este texto como sendo dirigido aos pecadores sobrecarregado pelo pecado, mas Jesus esta combatendo o espírito de religiosidade. Você tem que entender que Jesus é diferente aos fariseus. Os fariseus propagam religiosidade, agora Jesus esta para expandir o Reino. Não tire da sua mente que Jesus é o Rei, e o representante de um Reino, então quando Ele chama aos cansados, os sobrecarregados se está referindo aos cansados, os sobrecarregados pela religiosidade, é a esses que Jesus esta oferecendo descanso e liberdade. É momento de parar e pensar: Será que há áreas da minha vida cansadas e sobrecarregadas pela religiosidade? Não tenha pressa em responder deixe que o Espírito Santo revele seu interior. Depois do descanso, Jesus oferece o seu jugo, isto parece contraditório, como podemos descansar debaixo de jugo? Uma vez mais, não esqueça que Jesus é o Rei e o representante de um Reino. A verdade que Jesus quer transmitir é, que para encontrar o verdadeiro descanso precisamos andar com Jesus. O jugo aponta para andar junto, Jesus esta querendo estabelecer que para desfrutar do verdadeiro descanso precisamos caminhar de mãos dadas com Ele e não com a religiosidade. Jesus nos dá características do Seu jugo e do Seu fardo. Aqui temos que entender que jugo é aquilo que nos faz caminhar do lado Dele, e fardo aponta para responsabilidade que isto implica.
Do jugo, Ele diz que é suave, que não faz dano ao caminhar, do Seu fardo é leve sem o peso da religiosidade, agora desfrutamos do peso do amor. Tenha presente ao ler estas linhas que não somos mais escravos, da religiosidade, a qual gerava em nós feridas e um grande peso, agora somos filhos que caminhamos em liberdade e em amor.
Medite nisto e seja curado das feridas causadas pela religiosidade, e de uma vez por todas, deixe todo peso, que não te deixa caminhar.

Texto sugerido para sexta-feira 14 e sábado 15 e domingo 16 de julho.

Mateus 12: 1 – 14.
O VERDADEIRO DESCANSO.

Nestes versículos Jesus aborda um tema polemico, mas não vou entrar nessa polemica.
Quero que, possamos olhar para o significado do sábado como dia de descanso. O livro de hebreus, no capitulo 4, nos dá a entender que Jesus é o nosso descanso e não necessariamente um dia. O que devemos entender que entrar no descanso de Deus é depender exclusivamente de Deus, é entregar o nosso caminho, a nossa vida, família, negócios, dinheiro, o nosso futuro ao Senhor esperar Nele e Ele tudo fará.
Nestes dias que vivemos, dias de correria, de stress, Jesus nos está convidando a entregar a nossa vida por completo a Ele. Medite e reflita e observe que áreas da sua vida estão baixo seu controle e esforce-se por entregá-las a Ele. Lembre-se que a palavra entrar demanda uma ação, não é suficiente bater na porta, não é suficiente que ela se abra, ela demanda a ação de dar um passo e entrar por ela. Passem, passem pelas portas! Isaias 62:10a.


PROXIMO DOMINGO (16) CEIA DO SENHOR.
NÃO FALTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário