terça-feira, 18 de agosto de 2009

EDUCANDO UMA NOVA GERAÇÃO


GUIA DOS GRUPOS NOS LARES
Do dia 17 até o dia 23 de agosto de 2009

Texto sugerido para segunda feira 17 e 18 terça feira.

Centro
Na casa do Pablo e Tatiane. 20 H.

J. Esperança
Na casa do Cláudio e Flávia. 19:30 H.

Parque Olímpico
Na casa Do Rogério e Josy. 20 H.

Mateus 12: 1 - 14.

Gostaria de retomar o tema do descanso, este descanso é uma figura de Cristo: o livro de Hebreus declara que o antigo pacto era sombra de uma realidade que estava para se manifestar.
Descanso tem haver com encontrar a pessoa certa a qual vai se encarregar do meu projeto.
Vou trazer alguns exemplos para que possamos entender melhor. É como ter uma empresa onde os funcionários roubam, e o dono vive numa constante insegurança, mas um dia consegue encontrar a pessoa certa para confiar-lhe a administração da empresa, agora o dono pode ir-se tranqüilamente de férias, isto é descansar. Outro exemplo, ao subir a um avião você pode sentar-se e descansar, porque você pensa que o homem que vai pilotar o avião é um homem qualificado para essa tarefa, agora como você ficaria, se ao subir no avião escutasse pelos alto-falantes do avião a seguinte declaração: “Muito boa tarde, quem vos fala é o piloto do avião e quero comunicar que este é o meu primeiro vôo, que eu nunca freqüentei a escola de pilotos, mas espero que tudo saia bem e que todos tenham uma boa viagem”. Você conseguiria dormir neste avião? Com este exemplo entendemos que, só há descanso se estarmos nas mãos da pessoa certa e que, descanso é confiar plenamente.
A luz destas verdades entende-se que encontrar descanso é encontrar a pessoa certa para que cuide do nosso projeto, que é a nossa vida.
Antes de prosseguir penso que é oportuno destacar que em Gênesis não foi o homem que descanso, foi Deus. Não podemos esquecer que Deus descanso depois de ter feito o homem. Esta verdade me leva então a entender que Deus descansou quando encontro a pessoa certa para levar adiante o seu projeto, o seu plano. Dito de uma outra maneira, Deus descansa quando encontra um homem/ mulher que, entende o seu Propósito Eterno e que descobre para que o Senhor o chamou: sua missão. Da mesma maneira o homem/ mulher só descansa quando, encontra a pessoa certa: Jesus, a quem possa confiar o seu grande projeto, a sua vida. Pense nisto, Deus descansa quando encontra o homem/ mulher certa, e o homem/mulher descansa quando encontra Jesus e entrega o total controle da sua vida. Será que temos entrado no descanso que Deus providenciou para nós? E se encontramos a Cristo, porque não confiamos a nossa vida a Ele para encontrar o verdadeiro descanso para as nossas vidas?

Texto sugerido para quarta-feira 19 e quinta-feira 20 de agosto.

J. Universo
Na casa do Rogério, Gilza e Cida. 20 H.

J. Ivete
Na casa do Tertuliano e Cida. 20 H.

J. Universo
Na casa do Alexandre e a Dani. 20 H.
Mateus 12: 15 – 21.

Vimos que Deus descansou após ter criado o homem, Adão. Adão, como todo a humanidade, foi criado para ser o representante de Deus na terra. Adão, o homem criado, era o homem que levaria avante o projeto de Deus. Quando o homem, Adão, peca Deus perde aquele que implantaria o seu projeto na terra e conseqüentemente, Deus sai de sua atmosfera de descanso. A partir dai Deus traça um plano para trazer o segundo Adão: Jesus, para que possa implantar o projeto de Deus sobre a terra. É disto que este texto fala, do cumprimento da profecia do profeta Isaias, a qual, declara que Deus esta a procura de um servo para que seja o seu representante e realize o seu projeto na terra. Todos nós sabemos que o servo escolhido é Jesus. Também é conhecido por nós que o segundo Adão é Jesus. Então creio que as coisas estão ficando claras. Adão fez sair Deus da sua esfera de descanso, ao pecar, mas Jesus introduz novamente Deus na sua esfera de descanso.
Isto é lindo e profundo. Só que isto nos trouxe outro problema. Tome muita atenção no que vou começar a compartilhar. Jesus ao cumprir sua missão terrena fez Deus entrar na sua esfera de descanso. Só que, a missão terrena de Jesus, que era morrer na cruz, é só a parte “A” da sua missão, faltando a parte “B” para completar a missão do Cristo. Isto quer dizer que assim como Deus estava à procura de um servo, que na verdade foi seu filho, para introduzi-lo na esfera do descanso, Jesus está na procura de filhos que cooperem com a realização da parte “B” da sua missão, para que Ele possa entrar na sua esfera de descanso. Isto aponta para nós, Jesus esta à procura de filhos que sejam seus representantes na terra e que estejam dispostos a ajudá-lo a concluir a sua missão. Sabemos que a missão de Jesus envolve a implantação do reino e que, quando este reino for implantado e por meio dele todas as coisas sejam restauradas, Atos 3:21, o céu O liberara para que venha a buscar a sua Noiva, a Igreja, e desta maneira seus filhos terão acesso ao descanso eterno. Por que só há descanso quando se termina a obra. O desafio dos nossos dias é este: Jesus esta a procura de filhos que o introduzam na sua esfera de descanso, com o fim de completar a sua missão e introduzir os seus filhos (nós) no descanso eterno. Que tal sermos esses filhos, essa geração que concluirá o que Ele, Jesus, começou!
E não esqueça que descanso tem haver com confiar, com entregar. Confie, entregue a sua vida nas mãos de Jesus e encontrará descanso. Ajude-O a concluir a sua missão que Ele te ajudará a cumprir a tua.
Para finalizar quero parafrasear as palavras de Paulo: “Me comprometi a concluir o que Jesus começou, não foi fácil, mas combati o bom combate e Ele me ajudou a cumprir com a minha missão, ajudando-me a guardar a fé. Agora como premio me está reservado um lugar de descanso eterno, que o Senhor, justo juiz me dará no dia da sua vinda; e não somente a mim, mas também a todos o que O ajudem a cumprir a sua missão”. 2ª Timóteo 4: 7 – 8.

SEXTA, SÁBADO E DOMINGO.
Durante estes dias pense, no que Deus falou nos dias anteriores, e deixe o Espírito falar com você. Invista tempo em ouvir a voz de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário