segunda-feira, 30 de março de 2009

GUIA DE ORAÇÃO


GUIA DE ORAÇÃO
Do dia 30 até o dia 05 de abril de 2009

SEGUNDA-FEIRA 30. “2ª Reis 17:14-17”

A base, para chegar a atingir tudo o que Deus promete a seus filhos é a obediência para assumir os desafios que ele nos propõe. O ser humano sempre leva consigo uma semente de desobediência em seu coração e lhe custa se submeter às autoridades, às disciplinas e correções; sente-se pressionado quando tem que estabelecer algumas mudanças favoráveis, ou quando tem que se submeter a uma agenda, etc. O problema é que quando uma pessoa se afasta de Deus, fazendo o que bem lhe parece começa a ver o que é bom como mal e o mal como bom; esta é a razão que muitas vezes nos encontramos com fortalezas que se criaram e que fazem que as pessoas não aceitem ou recusem a mensagem de Jesus Cristo. Na época que vivemos, muitas pessoas e porque não dizer a grande maioria, trocou Deus para ir a trás de coisas vãs, modas, costumes, corrompendo-se ao ponto de fazer dessas coisas um ídolo, porque há que reconhecer que o homem foi desenhado para adorar, e senão adora a Deus, vai adorar qualquer outra coisa, objetos, pessoas, corrente filosófica, etc. Mesmo diante desta realidade Deus é benevolente e espera que seus filhos reajam, lhe procurem e lhe sirvam.

TERÇA-FEIRA 31. “2ª Reis 17:41”

Este texto de alguma maneira reflete os ciclos que se vão repetindo por gerações, bons ou maus. Quando não há a determinação de servir a Deus, haverá uma tendência a andar em duas águas. Em Ap 3:15-17, refere-se o Senhor à igreja de Laodicéia como uma igreja morna, isto é indecisa, indefinida. Isto quer dizer que a igreja da Laodicéia dizia conhecer a Deus, mas não viviam conforme as ordens dadas por Ele; isso é como uma pessoa estar casada com alguém e ter um “caso” com outra. Por isso em Mat 6:24, Jesus se refere a que não se pode servir a dois senhores, porque se odiará a um e se amará ao outro, ou se estimará a um e se menosprezara ao outro. Por esta razão se faz necessário que nós marquemos a nossa geração com uma visão clara para Deus, lhe marcando princípios, os instruindo, os encaminhando, lhes ensinando que guardem todas as coisas, porque o que eles hoje vejam ou aprendam marca-los-á e isso transcenderá às futuras gerações.

QUARTA FEIRA. 01. “2ª REIS 18:1-8”.

Estes versículos apontam para a garantia e a segurança que se tem quando se é fiel a Deus e se vive uma vida separada para ele. Se compararmos estes versículos com os lidos os dias anteriores, damos-nos conta que verdadeiramente a determinação por servir a Deus esta em obedecer e obedecer significa: extrair da vida, da família, das casas, cidades, do país, todo aquilo que impede que Deus seja o Senhor total da vida. Quando Deus reina e toma domínio do ambiente, todas as coisas mudam. Agora enquanto haja em nós deuses alheios, ressentimentos, pecados, desejos desordenados, sonhos inconclusos, frustrações, fortalezas, toda obra criada pela cultura, por maus hábitos, desordens familiares, ensinos incorretos, etc, e não colocamos nossa esperança no Senhor, o Deus desta nação, não veremos totalmente a mão de Deus se manifestará abundantemente em prosperidade, salvação e restauração plena. Para Ezequias foi, talvez, um grande desafio, ter que trabalhar sobre algo que por muitos anos estava estabelecido, mas se não tomasse uma atitude nesse momento, talvez não o faria nunca, porque a cultura da cidade, do país o dominaria, posteriormente. Manter um coração consagrado a Deus e definido por ele te fará tomar decisões firmes e cortar com todo o que contamina o ambiente de teu mundo interior, de teu lar, da tua cidade, da nossa nação.
QUINTA-FEIRA 02.“2ª Reis 20:1-6”.

Realmente à maioria das pessoas quando lhes chega o momento de partir desta vida, lhe custa aceitar, alguns lutam agonizando, outros superam pela fé o desejo de viver. Quando a Ezequias lhe é anunciado que lhe chegou o tempo de sua morte, se dá conta que não estava preparado para morrer, talvez não por medo senão porque ainda tinha coisas por fazer, não tinha concluído a obra que em seu tempo de vida devia cumprir. Quantas pessoas vivem uma vida sem propósito, não aproveitam as oportunidades e ai na última hora pensam em fazer tudo o que não fizeram em anos? Ezequias não apelou a um mero desejo de viver, sabia que merecia viver, não só pelo que tinha feito e lhe faltava fazer, senão por como tinha vivido sua vida com Deus. Era como se falasse, eu mereço viver porque a terra precisa de homens íntegros que estabeleçam o reino de Deus. Aprendemos com Ezequias que se pode mudar as coisas estabelecidas, inclusive aquelas que Deus tenha dito que sucederão, não por meros caprichos se não porque sabemos que há um propósito claro, e que Deus acrescentará vida para que você cumpra sua vontade.
SEXTA-FEIRA 03. “2ª Reis 20:12-19”.

A palavra profética, sempre vai vir para nos alertar ou para nos mostrar as coisas que estão por acontecer. Em tempo de bênção e prosperidade vão se apresentar pessoas, coisas ou situações, que te mostrarão aprecio, carinho, bênção. Quando não se tem um discernimento claro, o mais seguro é que você possa abrir as portas a agentes contaminantes e enganosos. Ter um olho profético te fará discernir quem é, como é e de onde vem. Não tudo o que Deus te dá, é para compartilhar com todo mundo, os tesouros de Deus para ti, não os podes mostrar a todo mundo nem os exibir, como se não tivessem o valor que contêm. Lembra que temos um inimigo ao qual não se lhe pode abrir a porta e menos lhe dar entrada para que olhe o que Deus te entregou. Lembra que o inimigo esta para roubar, matar e destruir, e costuma se fazer teu amigo para conseguir o que ele deseja. De toda coisa que deves guardar, guarda teu coração porque dele mana a vida. Por esta razão não mostres a teu inimigo os tesouros de teu coração.
SABADO 04. “2ª Reis 22:1-2 e 18-20”.

Vemos nestes versículos que Davi era referencia dos reis que procuravam a Deus e procuravam viver retamente. Nos primeiros versículos, podemos ler que o pai de Josias era Manassés, mas este não é tomado como referencia de um rei que fez o que era bom, em outras palavras Manassés, chegou, passou e deixou de ser, enquanto Davi permaneceu como referencia e exemplo durante anos, Davi se tornou exemplo dos reis que verdadeiramente levaram a coroa com honra. Davi não só foi um rei, ele foi um pai que marcou a sua descendência. Que aprendemos com Josias nestes versículos?
1) Que para governar bem, o primeiro que devemos fazer é ter um perfil que agrade ao dono do negócio (Deus).

2) Estabelecer a ordem e reativar o trabalho, começando pela casa de Deus (teu coração).

3) Ser temeroso da palavra que Deus falou e não fazer caso omisso dela, se é uma palavra de julgamento se humilhar diante de Deus e esperar a sua vontade.

4) Estar à expectativa do que Deus vai trazer, consciente de quão fiel foste diante de sua presença. Deus, na hora de tomar decisões, ele conhece o coração da cada um. Josias não entraria no julgamento de Deus, porque quando viu o que ocorreria a sua nação (no livro), não saiu fugindo nem amaldiçoou a Deus, senão que se manteve fiel e humilhado na sua presença.
DOMINGO 05. “2ª Reis 23:21-23”.

Celebrar é fazer festa por algo bom, por um triunfo, por alguma obra terminada. Hoje em dia vemos muitas vidas tristes que não celebram porque a muitos anos seus seu corações foram violentado; há mulheres às quais se lhes violentou sua feminilidade, homens que se lhes negou o direito à vida, ao amor. Há países tristes, onde só se vê doença, miséria, solidão; culturas onde a mulher ainda mantém um papel de escrava, meninos que se alimentam de restos, ou se alimentam do lixo. Doenças como a aids que veio contaminando à humanidade, os conflitos bélicos; as guerras entre países, as guerrilhas, muitos pensamentos egoístas criados pelo homem trouxeram às nações dor, tristeza, amarguras... Por isso é necessário que a Igreja, a Noiva, retome o seu lugar e governe, entendendo que governar é não se corromper com os interesses do sistema, senão exterminar toda a contaminação produzida pelo mau e limpar, sanar, restaurar; porque só desta maneira podemos celebrar verdadeiramente. Faz quanto tempo que você não celebra, a quanto tempo não se alegra, não desfruta da vida, não levanta suas mãos para exaltar ao Deus todo-poderoso? Faz quanto tempo que você não glorifica a Deus pela sua vida, por sua família, só porque teve problemas? É o tempo de dar-lhe a Deus a glória e a honra e celebrar porque o inimigo foi derrotado.
(traduzido do site www.ccnven.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário