quinta-feira, 16 de setembro de 2010



IDENTIDADE
E
MENTALIDADE
DE SOBREVIVENTE



Numa certa ministração, o pr. Judson de Oliveira, usou um texto, e desde esse momento isto fico dando voltas no meu espírito. Este texto é Isaias 1:9.

Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado alguns sobreviventes, já nos teríamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Se o Senhor dos Exércitos não nos deixara algum remanescente, já seríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra. Bíbla Thompson

Se o Senhor do Universo não viesse salvar alguns, nós acabaríamos sendo completamente arrasados como Sodoma e Gomorra. Bíbla Viva.

Algumas coisas que vou colocar neste artigo as escutei do pr. Judson, mas outras são coisas que Deus ministrou a meu espirito.

Gostaria de definir a palavra remanescente. Pesquisei e tanto no hebraico como no grego, a palavra remanescente significa: restante ou resíduo, sobrevivente, aquele que escapou com vida, aquilo que ficou, o que restou, o que sobrou. O grego só que agrega o adjetivo: pouco ou poucos.Tendo esta idéia de remanescente, de sobrevivente gostaria de analisar o versículo 9 do capitulo primeiro de Isaias.

O texto declara que se não fora per aqueles que sobreviveram, os que ficaram, os que escaparam com vida, aqueles que ficaram, os que restaram, os poucos que ficaram, Israel teria sido destruída como foi Sodoma e Gomorra.

Aqui começam as perguntas: aqueles que sobreviveram a o que? Isaias, como profeta, denuncia a idolatria do povo, o desrespeito para com aliança de Deus com o seu povo, e a procura de alianças humanas em vez de temer ao Senhor.

Então posso deduzir que os sobreviventes são aqueles que escaparam ao sistema que operava nos dia de Isaias, expressado em idolatria, descaso da aliança verdadeira e a procura por alianças humanas para reter o pouco o muito que se tinha alcançado.
Ao analisar o que escrevo me dou conta que nada mudo, o sistema que imperava nos dias de Isaias é o mesmo que impera nos meus dias, as pessoas tem cada um uma imagem, uma figura de Deus talhada, esculpida, fundida na sua mente e o adoram da maneira que bem entendem, nos esquecemos da aliança de Deus e procuramos fazer nossas próprias alianças para reter o pouco que temos conquistado. Em palavras mais simples temos tirado nossos olhos naquilo que Deus pode fazer e nos voltado para aquilo que os homens podem fazer no nosso favor.

Então os sobreviventes, o remanescente que Isaias menciona são pessoas que não se deixam levar pela tendência que o sistema impõe. Este sistema se manifesta de maneira social, religiosa e principalmente cultural.

Agora o profeta declara que se não fosse por estes sobreviventes, que resistem a um sistema opressor, o Senhor teria destruído Israel, seu povo.

Penso que é importante voltarmos nossos olhos para a historia de Sodoma e Gomorra. Penso que todos sabem que por razão de seu pecado estas duas cidades foram destruídas pelo Senhor, mas achou oportuno voltar nossos olhos para o capitulo 18 de Gênesis.

O texto declara que ao saber Abraão dos planes que o Senhor tinha com Sodoma e Gomorra, ele indaga que se tivesse 50 pessoas que não cederam ao sistema opressor destas cidades, o Senhor levaria adiante seu plano de destruição? Ao que o Senhor responde que não, mas não tinha um remanescente de 50, ai ele continua perguntando: e um remanescente de 40, e de 30, e de 20 e de 10, as destruiria? O Senhor novamente responde que não. O problema aqui não era se haviam 50, 40, 30, 20, 10, o problema era que não havia remanescente que pudesse deter o juízo de Deus sobre a cidade.
O que entendo é que se tivesse um remanescente em Sodoma e Gomorra o Senhor não as tivesse destruído. De aqui aprendo que sobreviventes, remanescente, pode mudar o tempo do juízo de Deus na vida de uma cidade, de uma nação e manifestar o tempo de graça de salvação. Podem decretar e declarar céus abertos, tempos de salvação e de graça.

Sobrevivente individual e coletivo.

O Senhor me deu alguns exemplos de sobreviventes individuais e coletivo.
Vou começar com o exemplo de Moises quando soube a montanha em busca da revelação de Deus para seus dias. Ele comunicou ao povo o pedido de Deus, o qual consistia em que ele, Moises, Arão, Nadabe e Abiú e 70 dos anciãos de Israel subissem ao encontro do Senhor. Quando estavam no monte num momento o Senhor pediu para que Moises soubesse e que os demais ficaram no pé do monte e adorassem de longe. O texto declara que Moises tomou a Josué, seu ajudante, e subiu a montanha. (Êxodo 24)
Alguns capítulos depois (Êxodo 32) declara que vendo o povo que Moisés demorava muito o povo seduziram Arão a construir o bezerro de oro.
Aqui há uma chave de reino importantíssima, o remanescente espera o tempo que precisar esperar e, a aceitação do tempo de Deus, evita que saia fazendo bezerro de oro por ai.

Moisés estava na cima do monte com Deus, num momento determinado Deus avisou Moisés do desvio do povo e o fez descer, ao descer com o primeiro que se encontra é com Josué (remanescente) que tinha ficado na metade da montanha (Êxodo 32: 17 - 18). Quando Moisés chega ao arraial e vê a bagunça (19), pôs-se em pé á entrada do arraial, e disse: Será que há sobreviventes em meio a todo este caos espiritual, é nesse momento que surge a tribo de Levi (uma tribo de remanescentes).
Entendo que a figura de Josué é figura de remanescente individual e a tribo de Levi é figura de um remanescente coletivo.

Outro exemplo é o de Gideão. Quando o anjo do Senhor o encontra malhando trigo no lagar, no lugar errado, já que, lagar no é lugar de trigo e sim lugar de uvas e azeitonas, ele representa um remanescente individual. Y quando Deus seleciona um exército e 300 homens, estes representam um remanescente coletivo. (Juízes 6 e 7)

Outro exemplo, é Elias e os 7000 mil que não se dobraram a Baal, Elias representa um remanescente que não se dobro diante do sistema estabelecido por Acabe e Jezabel, os 7000 profetas representam um remanescente coletivo.

Até agora talvez você não esteja entendendo muito, mas o que quero transmitir que você pode ser um remanescente individual e posicionar-se em favor da sua casa, da sua família, em favor de áreas da sua vida que estão submissas ao sistema deste mundo. E que também você pode ser parte de um remanescente coletivo, em favor da sua igreja, da sua cidade, da sua nação e porque não em favor das nações da terra. O profeta Ezequiel declara que o Senhor buscou um sobrevivente, remanescente para não destruir a terra e não o achou (22: 30- 31), o desafio está lançado seja o sobrevivente que Deus esta procurando. Quero que entenda que você é o pouquinho de farina na panela, o pouquinho de azeite na botija (figura de remanescente, do que ficou, do que restou, do que sobrou), mas assim como um pouco de farinha e um pouco de azeite foram a matéria prima para a realização do milagre, seja você a matéria prima para o milagre que Deus quer fazer na sua vida, na sua casa, na sua cidade, na sua nação.

ALGUMAS DICAS DE COMO SE TORNAR UM SOBREVIVENTE, UM REMANESCENTE (estas dicas foram dadas na escola ABA PAI, em Imperatriz, pelo pr. Judson Oliveira)

1. Usando como exemplo Elias, mantenha-se sempre em movimento. Elias é levado por Deus para o Querite, pora Sarepta, e para o monte Carmelo, no final dos seus dias vá de Gilgal a Betel, de Betel a Jericó, de Jericó ao Jordão, e do Jordão aos céus. Precisamos entender que Deus, o nosso Deus é um Deus que está em constante movimento. Então para não ser cativo do sistema que opera na sociedade, na igreja, temos que estar em movimento, em atividade, não em ativismo. Pessoalmente defendo uma igreja que cresce em intimidade e porque é intima de Deus trabalha na extensão do Reino de Deus sobre a face da terra, e não ao contrario,há muita gente que faz muito, porem seu trabalho não é fruto de intimidade e sim de ativismo religioso.

2. Usando como exemplo Eliseu:

a. Não se impressione com os presentes de Naamá. (2ª Reis 5: 15 - 16).
O sistema que opera sempre vã querer comprar suas convicções, mas não seda aos seus presentes, mantenha-se firme.

b. Seja radical com toda área da sua vida que seja Geazi. (2ª Reis 5: 20 - 27).
Se perceber que há áreas da sua vida que estão correndo atrás daquilo que o sistema pode oferecer, tome uma atitude radical, não brinque com coisa séria, não cometa o mesmo erro de Sansão. Com base na tentação de Jesus (Mateus 4 1- 11) resista aos oferecimentos. Ele (diabo) vira para suprir a sua necessidade presente, resista. Logo ele oferecerá reconhecimento fácil, resista e não seda. Por último ele lhe oferecerá um atalho para que se cumpra o que Deus lhe pediu, resista e não seda, e transforme-se num sobrevivente. Literalmente resista aos oferecimentos e no final do processo será servido por anjos. “Rejeite o pão que o diabo amassou, e como o pão que o céu mandou!”

3. Não duvide da palavra que Deus trás por meio de um profeta de caráter e alinhado com a vontade de Deus. 2º de Reis 7.

Não cometa o mesmo erro que o mensageiro do rei. Este homem colocou em dúvida a palavra profética de Eliseu, ao fazê-lo não duvidou do profeta, mas sim de Deus. (v. 2). Por esta razão perdeu a sua vida. A incredulidade não o deixou desfrutar da benção de Deus para seu tempo. Pese o caráter do profeta, julgue a profecia, mas para que você possa viver e desfrutar do que Deus tem para este tempo, não duvide do poder de Deus.

4. Usando como base o profeta que aparece diante do rei Jeroboão em 1º de Reis 13.

a. Não aceite sentar-se na mesa do rei e comer a sua comida.
Depois que o profeta orou em favor do rei Joroboão ele lhe ofereceu sentar-se e na sua mesa e comer de seu pão, a exemplo de Daniel, o profeta rejeitou a mesa do rei seguindo a ordem de Deus. (1º de Reis 13: 1 - 8).

b. Confira a palavra que recebeu de Deus com a sua Palavra e nunca com o profeta velho.
O profeta não se assentou na mesa do rei, porem foi seduzido por um profeta velho que o fez acreditar que Deus tinha mudado a sua Palavra, e assentou-se a mesa do profeta velho e comeu (1º de Reis 13:18 – 19), no meio do jantar deus trouxe a palavra profética e sentencio á morte ao jovem profeta pela sua desobediência.
Quero que entenda que sempre o sistema eclesiástico que opera vá tratar de te desviar para que não cumpras o que Deus te tem pedido.
Neste momento vem a historia de Acabe e Nabote (1º de Reis 21), se tua horta produz mais que a fazenda dos poderosos, eles vão queres comprar a tua herança, vão querer te desviar do que Deus quer e tem para ti.
Rejeite a mesa do rei e do profeta velho para que seja um sobrevivente desta geração.

c. Sempre faça o que Deus lhe pediu da maneira que Deus pediu.
Não cometa o mesmo erro de Saul, que sempre a sua obediência seja total e nunca parcial, lembre-se que Saul perdeu seu reino e não sobreviveu por não obedecer de maneira total e sim parcial. Obedeça e seja um sobrevivente. Êxodo 24:7, se fiel e faça tudo conforme Deus te pediu.

Por último o remanescente, os sobreviventes têm a habilitação de Deus para profetizar sobre o vale de ossos secos.

Em Ezequiel 37, temos o relato profético, onde o profeta Ezequiel é levado a um vale de ossos secos. Aqui Ezequiel é figura do remanescente e o vale de ossos secos é a triste realidade de um povo cativo, prisioneiro de um sistema. A ordem do Senhor é que profetize sobre o vale. Esta é a ordem de Deus, o Eterno para o remanescente: Profetiza sobre o caos, sobre o que está seco, sobre o que esta morto.
Pessoalmente acredito que um bom sinônimo para remanescente, para sobrevivente seja um povo profético, uma geração profética, não só que profetiza, mas que um sinal profético não tão só daquilo que Deus fará, mas sim daquilo que Deus esta fazendo sobre a face da terra.

Então se depois de você tiver lido esta palavra, chegou a conclusão que você é um remanescente, um sobrevivente o desafio é profetizar sobre o vale de ossos secos.
Seja um sobrevivente individual e profetize sobre a sua família, pelas áreas que estão secas, sobre teus filhos, sobre o caos que se encontra a teu redor.
Talvez você olhe para a igreja e a veja como um vale de ossos secos, então profetize sobre ela, profetize mudança, alinhamento, discernimento que gerará esclarecimento, profetize que ela caminhará na luz.

Estamos as porta de uma eleição presidencial, talvez a política brasileira seja um vale de ossos secos, então profetize, declare, decrete...

Lembre-se que os sobreviventes têm o poder, a autoridade de mudar a historia de uma cidade, de uma nação.

Declarou sobre a tua vida DNA e mentalidade de sobrevivente!

Em amor profeta Dario Hernández


Nenhum comentário:

Postar um comentário